terça-feira, 31 de julho de 2012

Sorriso saudável é sinônimo de jovialidade facial



Sorriso saudável é sinônimo de jovialidade facial

Ortodontia e Ortopedia Facial atuam em conjunto para manter o rosto jovem e bonito.
O envelhecimento é um processo natural do organismo, visível por meio de diversas alterações na pele e nas estruturas ósseas e musculares. O rosto é uma das partes do corpo que mais denunciam os anos já vividos. A partir dos 25 anos, a pele lisa dá lugar as rugas e linhas de expressão faciais. "Mais do que uma questão estética, a beleza está relacionada com o bem-estar físico e psicológico do indivíduo", destaca Gerson Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial que faz parte da Köhler Ortofacial, equipe clínica interdisciplinara voltada ao diagnóstico e tratamento das chamadas anomalias dentofaciais, que incluem as questões ortodônticas.

A prevenção é a melhor alternativa para manter o rosto jovem e com aspecto saudável. Mesmo que os cuidados comecem um pouco mais tarde, é possível obter bons resultados. Cosméticos, tratamentos estéticos e cirurgia plástica estão entre os artifícios usados para minimizar as marcas deixadas pelo tempo. "A Ortodontia e a Ortopedia Facial - atuando sobre as estruturas sutentação do rosto (arcadas ósseas com seus dentes) - também podem ajudar nesta corrida contra o tempo e contra o envelhecimento. Os primeiros sinais de que o corpo está envelhecendo são o surgimento de linhas finas ao redor dos olhos, os chamados pés-de-galinha", explica.

As alterações dentofaciais contribuem para deixar a face com uma aparência ainda mais envelhecida. As mudanças nos ossos faciais, especialmente na maxila, são consideradas importantes  fatores que envelhecem o rosto de uma pessoa. Nestes casos, apenas submeter-se a uma plástica para eliminar o excesso de pele não será suficiente para recuperar o sonhado aspecto facial rejuvenescido. "Os tratamentos ortodônticos modernos, associados a outras intervenções faciais estéticas, proporcionam uma melhora significativa da jovialidade facial", afirma Gerson, especialista em Ortopedia Facial e Funcional dos Maxilares.

Segundo Juarez Köhler - ortodontista e ortopedista facial integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial - não existe uma regra geral para todas as pessoas quando o assunto é envelhecimento da face. Estudos científicos e observações de experiências clínicas apontam que este processo é lento e contínuo. "Cada pessoa deve ser avaliada de maneira individual. A partir do diagnóstico preciso é possível definir as melhores estratégias de tratamento para recuperar a jovialidade do rosto e a funcionalidade de todas as suas estruturas", ressalta.

O envelhecimento é responsável pelo aumento do ângulo da mandíbula, que prejudica o apoio dos tecidos moles da região inferior do rosto e do pescoço, e pela perda de definição da borda inferior da face. O resultado se faz visível pela pele flácida na região e tasmbém pela redução da projeção do queixo. "O posicionamento incorreto dos dentes e as alterações nas funções, parte óssea e muscular da face também são vilões da jovialidade do rosto como um todo. Isto explica o motivo pelo qual o tratamento dentofacial em adultos, por meio da ortodontia (em suas diversas alternativas terapêuticas) , propicia um sorriso bonito e promove o aspecto de rejuvenescimento facial", observa Juarez.

O posicionamento inadequado ou a ausência de dentes ainda pode causar ou intensificar o aprofundamento do perfil, o apinhamento dentário e a redução do volume labial e do suporte nasal. Juarez enfatiza que a Ortodontia tem uma percepção integrada do paciente e visa à estética bucal e facial. "O sorriso harmonioso é bonito esteticamente, importante para a funcionalidade do rosto e contribui para manter a aparência mais jovem. A auto-estima fica elevada e a imagem que o indivíduo possui de si mesmo - e que passa aos outros - fica mais harmoniosa e positiva", acrescenta.

Gerson - professor em suas especialidades há cerca de 25 anos - aponta que o ortodontista e o ortopedista facial conhecem todo o crescimento, o desenvolvimento e o envelhecimento do rosto e a relação da face com outros sistemas e órgãos do corpo. Por isso estes profissionais têm capacidade técnica para propiciar mais qualidade de vida ao paciente. "Os problemas ortodônticos ou ortopédico-faciais que não foram tratados na infância ou adolescência aceleram - já na idade adulta - o envelhecimento facial. Quanto mais cedo for a intervenção, melhores serão os resultados, sempre respeitando todas as características do indivíduo", finaliza.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 - PR)

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Site: http://www.kohlerortofacial.com.br

Blog: http://gersonkohler.wordpress.com


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tempo seco afeta a saúde respiratória






Tempo seco afeta a saúde respiratória





Umidificadores de ar são alternativas para amenizar o ar seco; entretanto, deve-se atentar ao correto uso dos aparelhos








Uma série de fatores interfere na qualidade do ar que respiramos, em especial a temperatura, umidade e quantidade de poluentes. O ideal para o sistema respiratório seria uma umidade relativa do ar entre 30% e 60%. Quando mais baixa que isso, inúmeros sintomas começam a aparecer, como ressecamento do nariz e garganta, pele mais seca, sangramento nasal, irritação nos olhos, entre outros.





“Quando o tempo está seco, não há dispersão dos poluentes atmosféricos que ficam suspensos no ar, já que só a chuva dispersa tais poluidores”, afirma a dra. Valéria Martins, diretora da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). “Além disso, o agrupamento de pessoas em locais fechados aumenta ainda mais a disseminação de infecções respiratórias.”





Prevenção





Gripe, resfriado, rinite, asma e bronquiolite são as patologias mais comuns em épocas de tempo seco, conforme a especialista. Entretanto, há simples formas de prevenção, como manter uma boa hidratação; procurar não praticar atividade física nos horários de baixa umidade do ar; manter a casa e o ambiente de trabalho sempre arejados, evitando as aglomerações e também as pessoas infectadas.





“Para as pessoas que infelizmente já contraíram o vírus, é indicado que se lave bem as mãos sempre que possível e que se faça o uso de lenços descartáveis, tentando sempre evitar que a doença seja transmitida aos outros.”





Outras importantes medidas preventivas envolvem a aplicação de vacina da gripe, especialmente para grupos de risco; levar sempre um agasalho consigo, já que o clima atualmente costuma ser instável; tomar cuidado com aparelhos de ar-condicionado, que devem estar sempre com o filtro higienizado; e manter essencialmente uma boa alimentação.





Hidratação do ar





O aparelho respiratório só consegue desempenhar bem sua função em condições de umidade adequadas, por isso a necessidade de hidratação do ar. A falta de umidade pode não só provocar o ressecamento das vias aéreas, como dificulta as trocas gasosas, favorecendo a aspiração de microorganismos indesejáveis como vírus, bactérias e fungos.





“Para que a qualidade do ar melhore, é indicado o uso de umidificadores ultrassônicos – recomenda-se a utilização de água destilada, que contém baixa concentração de minerais e ainda conserva o aparelho – de duas a três horas antes de dormir. Alguns modelos são interessantes, pois monitoram a umidade relativa do ar, ligando e desligando automaticamente para manter o nível ajustado.”





Segundo a pneumologista, não é aconselhável deixar o aparelho ligado durante a noite inteira, pois o uso excessivo de vaporizadores pode levar a uma umidificação exagerada do ambiente, produzindo mofo em cortinas, tapetes e almofadas, que também ocasionam danos à saúde respiratória.





“Além dos aparelhos umidificadores, medidas ecológicas como o plantio de árvores, reciclagem de lixo e a adoção de veículos automotores que poluam menos o meio ambiente devem ser levadas a sério e em consideração tanto por entidades governamentais quanto pela sociedade em geral”, finaliza dra. Valéria.









segunda-feira, 23 de julho de 2012

O benefício da castanha do Pará agora em cápsulas: a importância da reposição do selênio para organismo




CÁPSULA DA JUVENTUDE

SELENUT ®– Todo o benefício da Castanha do Pará agora em cápsulas



Chega ao mercado nacional, através da Attivos Magisttrais, SELENUT® SVM, o primeiro e único extrato vetorizado da castanha do Pará, com dose padronizada de selênio biodisponível, vitaminas e  minerais.



O selênio é um nutriente mineral antioxidante, que torna o organismo mais resistente à ação dos radicais livres e queda imunológica, por isso, retarda envelhecimento, previne doenças e fortalece o sistema imunológico.



O selênio aumenta a atividade da enzima glutationa  peroxidase capaz de neutralizar a ação dos radicais livres e aumentar as defesas de todo organismo.



O selênio não é produzido pelo organismo e nossa dieta não fornece quantidades adequadas este nutriente, por isso, devemos fazer suplementação diária de selênio em nosso organismo.





BENEFÍCIOS DO SELENUT® SVM



- Antioxidante oral

- Aumento da longevidade

- Combate aos danos causados pelos radicais livres

- Promove rejuvenescimento da pele

- Modulador do sistema imunológico

- Protetor e detoxificante - elimina as toxinas do organismo

- Previne doenças crônicas como diabetes e hipertensão

- Estimula hormônios da tireóide – previne o hipotiroidismo

- Aumenta a resposta das dietas de emagrecimento, contribuindo para um melhor bem estar



SELENUT® SVM é a principal fonte de Selênio Natural, ideal para a complementação e suplementação de selênio, vitaminas e minerais. 

68mg de SELENUT® SVM diariamente, atendem a ingestão diária recomendada.

Este insumo está disponível, exclusivamente, nas farmácias de manipulação magistral homologadas. Consulte seu médico, nutricionista ou farmacêutico.





A importância da reposição do selênio para organismo

Você sabe para que serve o Selênio?

O selênio (Se) é uma das principais substâncias terapêuticas com capacidade de neutralizar radicais livres nocivos à saúde que em excesso podem causar uma série de alterações bioquímicas no organismo.



Como suplementar o Selênio

A forma mais conhecida de suplementação de selênio é pela ingestão diária de castanha do Pará. Porém, sabemos que a castanha do Pará é muito calórica - cada castanha tem em média 20 calorias - e o teor de selênio nesta oleaginosa pode variar muito.

Pensando na dose correta de selênio para suplementação de uma pessoa, o  SELENUT® SVM fornece uma dosagem padronizada e segura para suprir as necessidades nutricionais de selênio, vitaminas e outros minerais.

Suplemento SELENUT® SVM  - solução para quem quer os benefícios do selênio natural para saúde, beleza e longevidade, mas não quer errar na dosagem ou exagerar nas calorias do consumo da castanha in natura. SELENUT® SVM auxilia, também, na redução do quadro inflamatório, presente nos pacientes obesos, contribuindo para um processo de emagrecimento mais saudável.



Informações: www.SELENUT.com.br

SAC: (55+11) 2148-7639


quinta-feira, 19 de julho de 2012

10 dicas para manter as crianças distantes das infecções oportunistas do inverno




10 dicas para manter as crianças distantes das infecções oportunistas

Em tempo de gripe, resfriados e viroses, os bons hábitos são importantes para prevenção da saúde. O infectologista do Hospital Infantil Sabará dá alguns conselhos aos pais

 É possível evitar uma série de doenças com bons hábitos que devem começar ainda na infância. O infectologista Milton Lapchik, chefe do Setor de Controle de Infecções do Hospital Infantil Sabará, fala sobre mudanças simples que podem evitar problemas:

·        Ensine a criança a lavar as mãos sempre que chega da rua, antes das refeições, após usar o banheiro e depois das brincadeiras.

·        Desde cedo explique que ao tossir ou espirrar, é necessário levar a mão à boca/nariz. Além de ser educado, é uma maneira de evitar que minipartículas das secreções do nosso corpo sejam liberadas e possam contaminar outras pessoas.

·        Nada de colocar o dedo no nariz, se for inevitável lave as mãos depois dos pequenos. O ideal é optar por lenços de papel para assuar e limpar a secreção do local. Evite os lenços de pano!

·        Se perceber que a criança está com tosse, coriza, febre, deixe que ela falte à escola, justificando com atestado médico a ausência. Além de ser ideal para que ela possa descansar, evita-se o contágio com os coleguinhas. Se após procurar ajuda médica e se confirmar alguma infecção de fácil transmissibilidade, não só evite as aulas, como avise a escola. Afinal é assim que os outros pais poderão ficar em estado de alerta.

·        Mantenha a carteira de vacinação em dia. A imunização é uma ótima forma de prevenir uma série de doenças. Se tiver alguma dúvida, converse com o pediatra.

·        Crianças menores de 3 anos estão mais suscetíveis às doenças infecciosas por apresentarem um sistema de defesa ainda em formação. Evite aglomerações, ambientes fechados demais, principalmente nesta época de temperaturas mais baixas.

·         Até os seis meses, o aleitamento materno é essencial. O leite materno é o melhor alimento que uma criança pode ter, inclusive, tem papel fundamental na maturação no sistema imunológico. Após esse período, é a hora da inclusão da alimentação sólida, invista em alimentos naturais, com oferta de vegetais, carnes, frango, frutas e grãos. Evite alimentos industrializados e o uso de açúcar e sal na alimentação dessas crianças. Ofereça água aos pequenos para evitar a desidratação.

·        Não compartilhe talheres, pratos e copos com ninguém. Converse com as crianças para que sigam este hábito também. É uma forma de limitar o contágio de doenças.

·        Antes de correr para o Pronto Socorro, converse com o pediatra. Na maioria das vezes, é desnecessário tirar a criança de casa e fazê-la esperar em uma sala lotada. A febre pode assustar, mas é uma reação fisiológica do organismo. Evite a automedicação.

·        Se seu filho for alérgico, nesta época de frio, procure deixar a casa arejada durante o dia para evitar umidade, que pode desencadear crises. Limpe a casa com frequência (com panos úmidos), evite nos quartos as cortinas, os tapetes, os bichos de pelúcia e os livros.

Sobre a Fundação Hospital Infantil Sabará
Tradicionalmente conhecido por sua eficiência e bons resultados, o Hospital Infantil Sabará que comemorou, em abril passado, 50 anos de história começou com um grupo de médicos pediatras que resolveu criar um serviço diferenciado. A partir daí o complexo hospitalar se firmou como centro de referência na área, sendo o primeiro hospital a inaugurar uma UTI pediátrica em 1974. Desde setembro de 2010, o hospital atende na Avenida Angélica, nº 1.987, no bairro de Higienópolis (SP), em um novo prédio de 17 andares que tem um conceito moderno e inovador. Acesse o site do hospital (
www.sabara.com.br).


terça-feira, 17 de julho de 2012

LAMA DO MAR MORTO BENEFICIA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA




Lama do Mar Morto beneficia a circulação sanguínea

Sais minerais presentes na lama também são eficazes no tratamento de doenças reumáticas e articulares.

O sistema circulatório é fundamental para o organismo. Ele é responsável pelo transporte de alimento e oxigênio para todas as partes do corpo. O sangue ainda tem a função de carregar as substâncias que não são mais úteis para as células. As veias e artérias formam o percurso sanguíneo e se subdividem ao máximo, formando vasos extremamente finos para alcançar todas as células.

Fatores como fumo, estresse, sedentarismo e obesidade podem prejudicar a circulação sanguínea. Além dos cuidados com a alimentação e os hábitos de vida, o uso de certos produtos podem beneficiar o sistema circulatório, como a Lama do Mar Morto. "O Mar Morto possui 10 vezes mais sais minerais do que os oceanos. Estes sais trazem benefícios terapêuticos para a saúde", afirma o empresário Ricardo Prado Filho, do Grupo Pura Vida.

Cada nutriente possui uma função específica no organismo. O manganês combate os radicais livres e melhora a circulação, o cálcio regula os processos celulares, o sódio melhora o metabolismo dos minerais, o magnésio atua no sistema imunológico da pele e o boro é importante para o processo de cicatrização de lesões. "Juntos, estes minerais promovem a saúde da pele e trazem bons resultados para a circulação sanguínea", ressalta.

Os nutrientes da Lama do Mar Morto relaxam a tensão muscular, melhoram as dores articulares e reumáticas e estimulam a produção de colágeno. A pele fica mais hidratada, nutrida e com menos oleosidade. "A lama ainda promove uma limpeza profunda na pele, removendo as células mortas e as toxinas, e esfolia a região tratada. A Lama Corporal do Mar Morto Black, da Minerals Aromatics, é um dos produtos mais vendidos na Skin Shop Comestics", destaca.

O produto é importado de Israel e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ricardo enfatiza que todos os cosméticos importados pela Pura Vida Imports e comercializados na Skin Shop Cosmetics, empresas do Grupo Pura Vida, passam pela avaliação da Anvisa. "Isto garante a qualidade e a procedência dos produtos e os consumidores têm mais confiança para comprar", observa.

Segundo Ricardo, a Lama Corporal do Mar Morto Black é composta por argila e outras substâncias minerais e é considerada a melhor lama disponível no mercado atualmente. "Ela possui uma alta taxa de enxofre e sal, promovendo a purificação da pele, por isso é utilizada em tratamentos dermatológicos e estéticos. Ao ser aquecida, a lama alivia as dores musculares e a rigidez, pois o calor aumenta a capacidade de absorção dos nutrientes do produto", esclarece o empresário.

O procedimento de aplicação da Lama Corporal do Mar Morto Black é fácil e pode ser feito em casa. O produto deve ser espalhado pelo corpo e agir por 20 minutos. Para tratar doenças reumáticas e articulares a lama deve ser aquecida no micro-ondas ou em água fervente. O enxágue deve ser feito com água morna e é recomendado o uso de uma loção corporal após secar a pele. "Ao carregar todos os benefícios do Mar Morto, a lama negra deixa a pele mais jovem e bonita", declara Ricardo.

A Skin Shop Cosmetics oferece outros produtos da linha da Minerals Aromatics, como o Sabonete Lama do Mar Morto e a Máscara Facial Purificante do Mar Morto. A marca Attitude Line, importada dos Estados Unidos, trabalha com cremes, hidratantes, manteigas e esfoliantes corporais que também possuem sais minerais do Mar Morto.

Grupo Pura Vida

Tel: 41 - 3045-8584 

Email: ricardo.prado@grupopuravida.com.br 

Site: www.grupopuravida.com.br

Loja Virtual: http://www.skinshopcosmetics.com.br

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51, conj 1202B - Centro - Curitiba PR

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Seis especialistas internacionais participarão de simpósio sobre dislexia


            Seis especialistas internacionais participarão de simpósio sobre dislexia



Seis palestrantes internacionais, sendo dois representantes da International Dyslexia Association, dos EUA, e outros quatros dos seguintes países: Japão, Kuwait, Índia e Portugal formarão o grupo de palestrantes internacionais do X Simpósio Internacional de Dislexia, promovido pela ABD-Associação Brasileira de Dislexia, que marca o início das comemorações dos seus 30 anos.



Envolvendo temas ligados a dislexia, cognição e aprendizagem, mais de uma dezena de especialistas nacionais completarão o quadro de palestrantes do Simpósio, muitos deles trazendo na bagagem a experiência de 30 anos da ABD.



O X Simpósio acontecerá nos dias 6 a 8 de setembro, no auditório da UNIP, Campus Paraíso, em São Paulo.



O programa completo pode ser obtido e as inscrições feitas através do site: www.dislexia.org.br, ou pelos telefones: (011) 3237 0809, 3231 3296, 3258 7568.

A ABD foi pioneira no Brasil na divulgação, pesquisa e diagnóstico multidisciplinar da dislexia. A entidade promoveu a edição de livros sobre dislexia e publicou uma cartilha multisensorial, fônica e articulatória, que está na sua 3ª edição.   Além disso, mantém centro de diagnóstico da dislexia e promove congressos, cursos e palestras. Busca orientar disléxicos, pais e profissionais das áreas afins sobre a referida dificuldade de aprendizagem.



                                                                                                                                                                                           


terça-feira, 3 de julho de 2012

Cera presente no ouvido é essencial para saúde auditiva



Cera presente no ouvido é essencial para saúde auditiva

Lubrificar, proteger e limpar os ouvidos são algumas das funções do cerume produzido na cartilagem do canal auditivo.

Considerada uma sujeira incômoda pela maioria das pessoas, a cera do ouvido é fundamental para manter a saúde do sistema auditivo. O ouvido é formado por três partes - o ouvido externo, o médio e o interno. Na parte externa está o pavilhão auricular, que protege o órgão do vento e da sujeira e capta os ruídos, e o conduto auditivo externo, um canal que liga o pavilhão ao tímpano. "O canal auditivo tem uma parede óssea mais interna e uma cartilaginosa continuacao do pavilhão auditivo, ambas revestidas por pele. É nesta área cartilaginosa que ficam localizadas as glândulas que produzem a cera", explica a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.

A cera, também denominada cerume, faz a limpeza e lubrifica o canal auditivo. A substância ainda impede a entrada de bactérias, fungos e insetos. O cerume é uma mistura de secreções das glândulas sudoríparas apócrinas com líquidos mais viscosos, produzidos pelas glândulas sebáceas presentes na região. "É totalmente contraindicado o uso de hastes flexíveis de algodão ou de objetos pontiagudos para retirar a cera dos ouvidos. Este hábito é uma agressão que pode comprometer a integridade do sistema auditivo", alerta a médica, especialista em otoneurologia.

A forma como o cerume trabalha é simples. Para a limpeza, a cera é levada para fora e carrega tudo o que estiver em seu caminho - pó, particular e sujeira. A movimentação da mandíbula ajuda a desgrudar os detritos do canal auditivo. "Devido ao importante papel desempenhado pela cera, sem a sua presença, os ouvidos ficam desprotegidos. A ausência desta secreção favorece a criação de um ambiente propício ao surgimento e desenvolvimento de microorganismos responsáveis por doenças e infecções auditivas", esclarece Rita.

Além de inibir o crescimento de determinados fungos, a cera previne queimaduras, coceiras e a dissecação dos ouvidos por causa de sua função de lubrificação. O sebo fabricado pelas glândulas sebáceas enriquece o cerume com substâncias lipídicas, garantindo que o canal auditivo esteja sempre lubrificado. "A deficiência na lubrificação pode causar descamação, pele seca e coceiras. Outra importante característica da cera é que ela evita a entrada de água dentro dos ouvidos", ressalta Rita, responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologiado Hospital de Clínicas da UFPR.

A médica enfatiza que o organismo prima pelo equilíbrio em todos os seus órgãos e funções. Por este motivo, a falta ou o excesso de cera nos ouvidos é prejudicial. A produção exagerada do cerume pode provocar a obstrução do canal auditivo e pressionar o tímpano, dificultando a audição dos sons. "O caso deve ser avaliado por um otorrinolaringologista, profissional habilitado para indicar o melhor tratamento. Normalmente, o médico realiza uma limpeza dos ouvidos, utilizando seu conhecimento técnico e as ferramentas adequadas, o que evita lesões", declara.

Tentar retirar o excesso de cerume em casa pode ser muito perigoso. A haste flexível de algodão, um dos objetos mais usados para este fim, pode empurrar a cera para dentro e agravar a situação. A haste remove apenas uma pequena porção da camada superior da cera e o restante permanece no canal auditivo. "Dependendo da força usada nessa limpeza ou do tamanho do objeto colocado dentro do ouvido pode haver o rompimento do tímpano e outras lesões com consequências graves para a audição", acrescenta Rita, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Telefone: 41-3225-1665   

Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.



Imagens relacionadas