domingo, 30 de setembro de 2012

Alimentação adequada pode equilibrar a pressão arterial




Alimentação adequada



pode equilibrar a pressão arterial 

Dados revelam que um em cada três adultos sofre de pressão alta

A doença é responsável por  metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, de acordo com a nutricionista da Clínica Center Life, Thais Pillotto Duarte, uma boa alimentação pode ser uma forte aliada na luta contra a doença.

Alimentos ricos em cálcio, magnésio e potássio ajudam a manter a pressão arterial estabilizada e podem ser acrescentados à dieta para potencializar o efeito da redução do sal.Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) indicam que no Brasil a doença atinge cerca de 25% da população. Cerca de 50% desses pacientes estão na terceira idade e 5% são crianças e adolescentes. A maioria das pessoas desenvolve a doença depois dos 25 anos, motivados principalmente pelos hábitos da vida moderna.

A nutricionista explica que o potássio é fundamental para algumas funções do corpo. Ele ajuda na regulação do sistema nervoso e nas funções renais, cardíaca e muscular. Além disso, ajuda no bom funcionamento do pâncreas. “O potássio pode ser encontrado em bananas, batata, feijões, abacate, água de coco, beterraba, damasco, entre outros alimentos”, ensina a nutricionista.

É fundamental consumir alimentos ricos em potássio, mas é importante saber que a maior parte deste nutriente é perdida na água com a fervura e cozimento dos alimentos, então, a melhor forma de consumi-los é na forma crua ou cozido à vapor.

O cálcio também ajuda a controlar a pressão arterial, atua na cicatrização de feridas e produz enzimas importantes do corpo que estão relacionados com a digestão e metabolismo. “O cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados como iogurte e queijo, semente de gergelim e em vegetais de cor verde escuro , como couve e espinafre por exemplo”, diz.

O magnésio desempenha um papel importante no metabolismo, colabora em mais de 300 reações químicas no organismo, contribui na síntese de proteínas e também ajuda nas funções de algumas enzimas do corpo. O mineral é necessário para a produção e transporte de energia no corpo e também ajuda a regular a pressão arterial de uma forma natural. O magnésio está nas folhas verde-escuras, feijão, maçã, cacau e abacate. Também pode ser encontrado em cereais integrais e seus derivados, como granola, aveia, farelo de milho e gérmen de trigo e em nozes e sementes, como girassol, gergelim, amendoim e castanhas.

A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam consumidos no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. Para saber a quantidade de sal em um alimento é preciso multiplicar o valor de sódio no rótulo do alimento por 2,5. Por exemplo: um produto com 500 mg de sódio tem 1,25 g de sal.

"Consumir sódio em excesso contribui significativamente para o aumento da pressão arterial. Cada grama de sal contém 400g de sódio, no entanto, vale lembrar que o sódio está presente naturalmente em muitos alimentos, e que alguns tipos de alimentos como macarrão instantâneo e caldo de carne chegam a ter mais de 1000g de sódio por porção", finaliza.

Informações para a imprensa

Thiago Guimarães
Guimarães Comunicação
(11) 97436.6164 (São Paulo)
(17) 3216.6174 / 8160.0251
www.guimaraescomunicacao.com.br

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Idosos sofrem com a perda de audição


 



Plástica depois dos 60

Idosos se submetem a procedimentos estéticos para refletir o seu espírito jovem na aparência externa.

No dia 1º de outubro será comemorado o Dia Internacional da Terceira Idade. Os avanços da medicina, a melhora das condições para viver nas cidades e a preocupação com qualidade de vida são alguns dos fatores que contribuíram para o aumento da expectativa de vida e do número de idosos. No Brasil, as pessoas com 60 anos ou mais representavam 4,7% da população (3,3 milhões) na década de 60. Em 2010, o percentual subiu para 10,8% (20,5 milhões). Os dados são dos censos demográficos de 1960 e de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para aproveitar a melhor idade, muitos senhores e senhoras estão aderindo aos recursos da cirurgia plástica para se sentirem com ‘tudo em cima’. Mais ativos do que nunca - esportes, programas voluntários e trabalho são algumas das atividades que os mantêm ocupados -, os idosos de hoje também se preocupam mais com a sua aparência física. "Eles são mais saudáveis, tem melhores condições financeiras e são mais independentes do que antigamente. A vida social intensa os estimula a cuidar da saúde e do corpo", observa o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.

O rosto, os seios e a barriga são os principais alvos da plástica em pessoas que já alcançaram a terceira idade. Vaidosas, elas querem minimizar as rugas, a flacidez das mamas e diminuir a gordura localizada. "As mulheres se preocupam ainda com a pele do pescoço, região que denuncia o envelhecimento com mais intensidade, e os homens procuram se livrar da bolsa de gordura que se forma embaixo dos olhos. O rejuvenescimento é sempre o objetivo principal", destaca Pacheco, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O botox é outro queridinho dos mais velhos. Por ser menos invasiva, não exigir anestesia e nem internação, a aplicação da toxina botulínica para preencher sulcos, rugas e marcas de expressão que deixam o rosto envelhecido é realizada sem medo. "O procedimento não deixa hematomas e proporciona bons resultados em menor tempo. As rugas do pescoço também podem ser suavizadas com a toxina. As aplicações podem ser feitas conforme a necessidade do paciente", esclarece o especialista, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.

Mesmo com o desejo de ficar anos mais jovens, os idosos devem lembrar que os procedimentos estéticos possuem suas limitações e, por mais que a cirurgia seja executada perfeitamente, não será possível ter o mesmo rosto de 30 anos atrás, por exemplo. "O cirurgião visa dar contornos naturais e realizar uma intervenção que ofereça o menor risco possível para a saúde do paciente. O médico deve conversar abertamente sobre os resultados da operação e explicar que é preciso ter expectativas realistas para não se sentir frustrado após a plástica", ressalta.

Pacheco afirma que muitas pessoas que já passaram dos 60, 70, 80 anos continuam com a mente jovem e estão dispostos a melhorar o visual para se sentirem bem consigo mesmos. Neste fase, é fundamental que a saúde esteja tinindo e os cuidados com o organismo, especialmente no que diz respeito a alimentação e a prática de exercícios físicos, devem estar em dia. "A evolução da cirurgia plástica, tanto das técnicas quanto dos equipamentos utilizados, possibilitam intervenções menos invasivas e com recuperação mais rápida", aponta.

O médico acredita que as cirurgias plásticas podem trazer muitos benefícios na terceira idade e, como em qualquer outra etapa da vida, os procedimentos devem evitar os exageros. A beleza está na harmonia e no equilíbrio do corpo. "A plástica não irá reduzir a idade ou eliminar por completo as marcas do tempo, mas poderá deixar o indivíduo mais belo e de bem com a vida, refletindo na parte externa o que sente por dentro - a sua jovialidade", acrescenta Pacheco, proprietário da Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica, em Curitiba (PR).

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)

Cirurgião Plástico

Site:  http://www.alplastica.com/

Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com

Email:  plastica.pacheco@yahoo.com.br

Fone: 41 3022-4646      

Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR

sábado, 22 de setembro de 2012

DIA DA ÁRVORE - DÊ VIDA AOS JARDINS PLANTANDO ÁRVORES FRUTÍFERAS E ARBUSTOS


HOJE  dia 21 é comemorado o Dia da Árvore. Essenciais para a vida, as árvores embelezam o planeta, mantém a umidade do ar e, além disso, ajudam a diminuir a poluição. E por que não aproveitar essa data tão importante para plantar uma árvore em seu quintal ou até mesmo um simples arbusto?

Com formatos variados, existem árvores com frutas e flores. Os arbustos e as árvores frutíferas também são elementos decorativos que dão encanto a todos os jardins. Eles não valem apenas pela sua beleza e pelo fato de oferecerem frutas deliciosas, eles acima de tudo fazem bem para vida e para o planeta. E a boa notícia é que colher os frutos das árvores para deleite de todos ficou mais fácil.  A Gardena, referência mundial em soluções inteligentes e inovadoras para jardinagem e irrigação residencial, possui um produto exclusivo para realizar esse trabalho, o Apanhador de Fruta Combisystem. “Trata-se de um produto feito para colher frutas de maneira bem prática, com uma articulação giratória que permite o ajuste completo do ângulo de trabalho. O apanhador é feito de plástico resistente e sua bolsa de colheita é de algodão puro, lavável e de fácil remoção. Ainda possui lâminas em aço inoxidável para corte dos caules”, explica Graziela Lourensoni, gerente de Marketing e Produtos da Gardena.

Importante destacar ainda é que as árvores são uma ótima opção para dividir e delimitar as áreas de um jardim, por exemplo, separando a horta das flores ou protegendo a sua casa dos olhares curiosos dos vizinhos. Paredes cobertas com folhagem podem ser obtidas facilmente com espaldeiras e trepadeiras, framboeseiras ou amoreiras. 

 

Como plantar

Para plantar corretamente árvores frutíferas, o buraco deverá ter o dobro da dimensão do porta-enxerto. Depois de soltar a terra e a base compacta, coloque a árvore no buraco e cubra com terra até cerca de 10 cm acima do solo. Estabilize os troncos das árvores resistentes e das semi-resistentes com uma estaca de suporte nos primeiros anos, isso protege contra ventos fortes. Preencha o buraco do plantio com terra rica em húmus, e deixe o solo compactado, firme e bem regado. Seus novos árbustos e árvores devem ser regados com regularidade, principalmente, nas estações secas.

No momento de escolher uma árvore ou um arbusto, fique atento às condições do local. “As árvores frutíferas precisam de solo profundo, com terra solta, e rica em húmus. A terra deve ser mantida úmida, mas não molhada”, explica Graziela.

Sobre a Gardena

A Gardena, que surgiu na década de 1960 como uma pequena empresa de ferramentas para jardins, atualmente é referência mundial em soluções inteligentes e de alta qualidade para jardinagem, paisagismo e irrigação residencial. No Brasil, a marca oferece uma linha completa e altamente tecnológica, como sistemas de irrigação residencial e programadores de irrigação automáticos. Possui também duchas, mangueiras, tesouras especiais e pequenas ferramentas de jardinagem que aliam qualidade e conforto. Líder de vendas na Europa, a Gardena destaca-se por suas soluções práticas, fáceis de usar e que tornam a atividade no jardim muito mais prazerosa.

 

Para mais informações, entre em contato com o SAC: 0800 77 323 77

 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Transpiração excessiva tem tratamento




Transpiração excessiva tem tratamento

Considerada doença pela Organização Mundial de Saúde, a hiperidrose tem tratamento e deve ser discutida com um especialista sempre que acarretar em um grande incômodo ao paciente

A transpiração é parte importante do sistema de regulação de temperatura corporal, mantendo a nossa temperatura sempre em torno de 36,6ºC. Enquanto o nosso metabolismo se encarrega de nos aquecer, o suor esfria – tal qual o radiador de um automóvel.

As glândulas sudoríparas, espalhadas ao longo do nosso corpo, na pele, são as responsáveis pela produção e transporte do suor para fora do organismo. No entanto, em algumas pessoas esta produção é excessiva, especialmente nas palmas das mãos, plantas dos pés, axilas e crânio.

Em entrevista exclusiva, o dr. Ricardo Mingarini Terra, do Departamento de Cirurgia Torácica da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), esclarece as principais dúvidas sobre o tema e fala, inclusive, sobre solução cirúrgica indicada para alguns casos específicos. Confira!

Pessoas com excesso de peso suam mais? Por quê?

Sim, porque a gordura age com um isolante térmico, dificultando nestes indivíduos a perda de calor. Assim, o suor é maior para que a temperatura seja mantida em parâmetros adequados.

Do que é formado o líquido expelido pelo suor?

O suor é composto de água, eletrólitos como o sódio, o potássio e o magnésio, além de minerais mais raros, como o zinco, o cobre e o níquel. Há também uma pequena proporção de ureia.

Suar ajuda a emagrecer? Por quê?

Não, este é um equívoco bastante frequente entre as pessoas. Quando transpiramos apenas perdemos água. Conforme o volume, pode haver uma pequena diferença em nosso peso. Mas esta diferença será reposta no momento da hidratação.

Por que o suor costuma ter cheiro desagradável?

O suor em si não tem cheiro. O que provoca o cheiro desagradável são as bactérias que crescem nas regiões em que o suor se acumula.

Quais as maneiras mais eficazes de controlar a transpiração?

A transpiração é um processo fisiológico, deve se ter cautela ao imaginar controlá-la. Temperatura, umidade, atividade física e peso corporal são variáveis que podem ser manipuladas para controle do suor. Já a utilização de óleos, talcos, desodorantes específicos, até o momento, não se mostraram eficazes.

Quando a transpiração pode ser considerada excessiva?

Ela é excessiva quando chega ao ponto de interferir na qualidade de vida da pessoa, fazendo com que ela deixe de realizar atividades ou sair de casa por conta da transpiração. Nesse momento, é hora de procurar ajuda médica.

Quais são os sintomas da transpiração excessiva? É possível atenuá-los?

A pessoa transpira em horas inadequadas interferindo com suas atividades sociais e laborativas. Existem três estratégias para lidar com isso: medicação, toxina botulínica e cirurgia.

Em média, quantas pessoas no mundo sofrem de transpiração excessiva?

Estudos internacionais sugerem que a hiperidrose ocorra em 1% a 3% da população mundial.

Existem diferentes níveis de hiperidrose? Ela é considerada uma doença?

É considerada uma doença pois provoca consequências psico-sociais, logo entra no conceito de doença estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A hiperidrose pode ser secundária, causada por alguma outra doença? Quais?

Sim, a sudorese excessiva pode ser decorrente de doenças tiroidianas, diabetes, tumores próximos à cadeia simpática. Outro causa possível é a menopausa.

Quais são as principais causas do problema?

Não se conhece a causa da hiperidrose. Especula-se que seja alguma alteração na transmissão de impulsos nervosos oriundos do centro regulador da temperatura no cérebro.

Quais os tratamentos possíveis? Quais as novidades nessa área?

Conforme o caso podem ser indicados tratamento medicamentoso, toxina botulínica ou cirurgia. No caso da medicação, de uso diário, costuma haver melhora em 30 a 50%, principalmente quando no caso de hiperidrose axilar. Conforme se aumenta a dose aumentam os efeitos colaterais, em especial boca seca e retenção urinária. A toxina botulínica também vem apresentando bons resultados para a hiperidrose axilar. As aplicações devem ser semestrais. No entanto, ao longo do tempo seu efeito diminui. Outro ponto negativo é o custo alto. Para os casos com indicação cirúrgica, temos bons resultados para hiperidrose palmar e axilar.

Como é realizada a cirurgia e qual o tempo de recuperação?

 A cirurgia é indicada quando a hiperidrose provoca intenso comprometimento na qualidade de vida do paciente e as outras estratégias menos invasivas não são aplicáveis. O paciente é operado no mesmo dia da internação, com anestesia geral. São realizadas duas incisões de cerca de 1 cm em cada lado do tórax (no sulco mamário e na axila). A cirurgia dura cerca de 1 hora e após o procedimento o paciente vai para o quarto. Em situações especiais pode ir para casa no mesmo dia, mas geralmente a alta é no dia seguinte. A cirurgia consiste na cauterização do 3º ou 4º gânglio simpático torácico. Este processo interrompe o impulso nervoso que vem do centro regulador da temperatura no sistema nervoso central em direção às glândulas sudoríparas da região de interesse, evitando o suor nesta região.

 

 

Qual a porcentagem de sucesso das cirurgias?

A chance de resolução da sudorese é muito alta; os casos nos quais o procedimento não é eficaz são pontuais.

A cirurgia pode gerar algum efeito colateral? Por exemplo: sudorese compensatória em outras partes do corpo?

Dor é a principal queixa no pós-operatório e mantemos medicação para controle de dor por cerca de 10 dias. Também é comum a sudorese compensatória, pois, após a cirurgia, uma superfície grande do corpo fica sem suar e o efeito regulador da temperatura acaba aumentando a sudorese em outras regiões, como dorso, abdômen ou virilhas. A sudorese compensatória é uma das razões que eventualmente pode levar o paciente a se arrepender do procedimento cirúrgico e realmente acontece em uma parcela dos pacientes. Mas isso vem diminuindo ao longo dos anos por melhoria das estratégias cirúrgicas e de seleção dos pacientes. Outros efeitos possíveis são a Síndrome de Horner (queda da pálpebra) e a hiperidrose gustativa, porém ambas são raríssimas atualmente devido às mudanças no tratamento cirúrgico que deixaram o procedimento mais seguro.

 

sábado, 15 de setembro de 2012

Médico dá dicas de saúde da mulher


Médico dá dicas de saúde da mulher

 

 

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas.  O ginecologista e obstetra, defensor do parto humanizado (www.partosemmedo.com.br) Alberto Jorge Guimarães, preparou algumas dicas para auxiliar no alívio e tratamento dos principais problemas relacionados à saúde da mulher.

 

"É fundamental que a mulher tenha um olhar para si mesma, para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Tudo isso, sem culpa, é claro", diz o médico. Com o corre-corre do dia-a-dia, o stress, a alimentação desequilibrada e o sedentarismo podem desencadear uma série de situações indesejáveis na vida de uma mulher. Entre elas, o médico sugere: controle da pré-menstrual (TPM), menopausa e reposição hormonal e exames de rotina.  Dr. Alberto, alerta porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista.

 

Tensão Pré-Menstrual - TPM

Estudos mostram que 90% das mulheres sofrem com os sintomas físicos e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação. Dentre os principais sintomasdestacam-se: dores nas mamas; dores de cabeça; retenção de líquidos; aumento do apetite; ansiedade; irritabilidade; e depressão.

De acordo com o Dr. Alberto, a TPM tem tratamento e é fundamental que a mulher faça o acompanhamento ginecológico para controlar os sintomas da tensão. 

 

Menopausa

A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12meses consecutivos. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, e as consequências a longo prazo, da deficiência do hormônio estrogênio propiciam sintomas desagradáveis e algumas doenças. Os principais sintomas são: ondas de calor; suores noturnos; insônia; menor desejo sexual; irritabilidade; depressão; ressecamento vaginal; diminuição da atenção e memória. Segundo o Dr. Alberto, para o tratamento da menopausa é fundamental que a mulher faça o acompanhamento ginecológico para os casos de reposição hormonal.  

 

Autoexame das mamas

Leva apenas alguns minutos e é necessário fazer uma vez por mês. No entanto, o Dr. Alberto recomenda que esse exame não substitua o exame clínico de mama, quedeve ser feito anualmente por um médico. Muitas mulheres têm receio de fazer o autoexame, mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais”, alerta.

 

Exame ginecológico

É um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. Além de simples, tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70%. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. "O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer", explica. Todas as mulheres, com ou sem atividade sexual atual, devem fazer o exame anualmente.

 

Para entrevistas com o médico Alberto Jorge Guimarães, entre em contato com Patrícia Ribeiro, no tels 11 98080-9495 ou pribeiron@hotmail.com

 

Sobre a fonte:

Alberto Jorge de Sousa Guimarães é médico, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina em Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Defensor dos conceitos de Parto Humanizado, idealizado pelo médico francês Michel Odent, bem como as questões de proximidade mãe e filho apontados por Ashley Montagu e Frederic Laboyer. Guimarães começou a praticar no Brasil ideias inovadoras, sobre um novo modelo de assistência a parturiente, enfatizando o parto como um evento de máxima feminilidade, quando a mulher e bebê são os protagonistas. Um conceito de ambiente calmo e tranquilo, que com o amparo do pai, mãe e bebê vivenciam este momento de forma livre, espontânea e ativa.

 

Atualmente o médico vem difundindo uma proposta de reformulação dos protocolos de assistência àmulher, propondo um atendimento com menos intervenções farmacológicas e umaassistência mais humana no parto. Embasado por vários estudos científicos, Guimarães pratica com as pacientes o parto na água. Segundo ele, a água quente aliada a técnicas de respiração, pode proporcionar um parto com menos dor e uma passagem mais suave para o bebê que encontra um ambiente externo parecido com o experimentado durante nove meses na barriga da mãe.  

 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mulheres ganham aplicativo para ajudar a controlar o ciclo menstrual




Mulheres ganham aplicativo para ajudar a controlar o ciclo menstrual

A Bayer HealthCare Pharmaceuticals acaba de lançar o aplicativo “Meu Diário Mensal” com objetivo de facilitar a coleta e organização de informações relacionadas ao ciclo menstrual, como dor, impactos na rotina diária e padrão de sangramento. O aplicativo é gratuito para iPhone e iPad.

De acordo com Fernando Caron, médico ginecologista e diretor da Unidade de Negócios de Saúde Feminina da Bayer HealthCare Pharmaceuticals, se a mulher estiver preocupada com a intensidade, o padrão ou a frequência de dores e sangramentos, o armazenamento dessas informações pode ser útil para orientar conversas com o médico durante a consulta. O diretor ainda ressalta que esse controle pode impactar no dia-a-dia da mulher, possibilitando um cuidado mais personalizado e a melhora do bem-estar.

O “Meu Diário Mensal” tem um sistema simples e pode ajudar a usuária com informações como:

·        Calendário para a anotação diária dos sintomas;

·        Escala visual analógica para medir a intensidade da dor;

·        Anotações da intensidade de sangramento;

·        Escalas deslizantes para medir o impacto de sintomas menstruais nas atividades diárias;

·        Gráfico da dor local e apresentação gráfica detalhada de todos os dados gravados para correlacionar e comparar os episódios de dor e sangramento;

·        Relatórios mensais que podem ser exportados para discussão com o médico.

O aplicativo, que está disponível para download na App Store, não deve ser utilizado para substituir a orientação profissional e os serviços de um médico, mas consiste em uma alternativa para ajudar a mulher a acompanhar seus dados pessoais.


Sobre a Bayer HealthCare Pharmaceuticals
A Bayer HealthCare Pharmaceuticals, divisão da Bayer HealthCare, reúne 38 mil funcionários, em mais de 150 países e está entre as 10 maiores corporações de especialidades farmacêuticas do mundo com faturamento anual superior a €10 bilhões. A Bayer HealthCare Pharmaceuticals é formada pela união mundial da Bayer e da Schering AG, oficializada em 2006. A unidade brasileira é a sua maior subsidiária na América Latina. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral e Radiologia e Intervenção