quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Acupuntura é eficaz no combate à insônia


Acupuntura

é eficaz no combate à insônia

 


 

Estudos revelam que cerca de 30% da população mundial adulta não consegue ter uma boa noite de sono e sofre com a insônia. As causas podem ser ansiedade, depressão, estresse, dor muscular ou articular, uso de medicamentos e ambiente inadequado (muito barulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva), entre outras. São fatores que podem fazer a pessoa ter dificuldade para pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite ou, ainda, despertar na madrugada, sem conseguir voltar a dormir.

Cansaço, sonolência, falta de memória, dificuldade para se concentrar, mal-estar e irritabilidade são alguns dos sintomas associados à insônia, mas também podem indicar uma depressão. Por isso, ao identificar estes sintomas, é fundamental realizar uma avaliação médica para confirmar se eles são decorrentes de insônia ou de depressão. O diagnóstico deve ser feito por um médico.

No caso da insônia, corrigir hábitos inadequados deve ser o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também podem ajudar. A pessoa que sofre de insônia deve regular seus horários de dormir e acordar. Não adianta, por exemplo, ficar na cama até mais tarde para compensar uma noite mal dormida. Atividades estimulantes durante a noite (televisão e computador) e excesso de cafeína, álcool e comida à noite são um “veneno” para quem tem problemas para dormir. Nicotina, excesso ou falta de exercício físico também.

A acupuntura vem se mostrando uma opção muito eficiente para o tratamento da insônia. “O tratamento da insônia por meio da acupuntura é extremamente eficaz. Temos conseguido melhorar a qualidade do sono dos nossos pacientes em até 90% com esta técnica”, explica a Dra. Tatiana Dumaresq, fisioterapeuta especialista em acupuntura na clínica Fisio & Quality (
www.fisioequality.com.br).

De acordo com ela, a acupuntura deve ser aplicada semanalmente, até que o padrão de sono normal seja restabelecido. Só depois as sessões poderão ser quinzenais e, em seguida, mensais. Mas a profissional alerta que é importante identificar a causa do distúrbio para, a partir de então, adotar o procedimento correto. Outra dica da Dra. Tatiana é que, embora a acupuntura contra a insônia possa ser realizada em qualquer horário, o ideal é que aconteça no final do dia. Assim, o estresse será reduzido, favorecendo o sono mais tranquilo.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

g6 Comunicação Corporativa

Eduardo Sanches

Fones: (11) 5678-9521 e 99305-3328



Janeiro de 2013

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ÓLEO DE COCO, bom para a saúde!


 
 
ÓLEO DE COCO, bom para a saúde!
 
 
 

Receitas Brasileiras: Doce de Banana com a Especiaria Canela

 

Doces Brasileiros: Bolo de Fubá com as especiarias coco e erva-doce

 

 

Vídeo: Panna Cotta de Leite de Coco com Maracujá

 

Risoto de Camarão com Cajú e Coco
 
Vídeo: Curau com Leite de Coco e a Especiaria Canela
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Numa pesquisa sobre óleos comestíveis saudáveis disponíveis nas prateleiras de supermercados e casas especializadas, é gratificante saber que o óleo de coco vem como um produto avaliado positivamente.
Opiniões entusiasmadas e outras com um “pé no freio”, visto que o produto ainda é e será fruto de muitas pesquisas.
Se comprovados todos benefícios à saúde e ao bem estar dos brasileiros, somos um povo e país privilegiado. O Brasil é o terceiro maior produtor de cocos do mundo. Temos na Fazenda Sococo de Mojú ( no Pará) a maior área livre plantada do mundo.

O óleo de coco é basicamente a polpa do coco, que é levado à um processo de refinamento. Ele tem diversas propriedades que são boas para a sua saúde.
É antioxidante, ajudando a proteger o corpo dos radicais livres. Ajuda a reduzir o colesterol LDL (o mau colesterol) e elevar o HDL. Ajuda a emagrecer,  pois contém Triglicerídeos de cadeia média. Quando eles entram no nosso organismo,  logo se tornam energia. Além de não necessitar de enzimas para digestão e metabolismo. Ele melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar  as defesas do organismo. Normaliza as funções intestinais. Além de eliminar as bactérias inimigas, protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

O óleo de coco está na moda por mais um motivo: ele ajuda a emagrecer. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda de peso, como tiveram diminuição significativa da gordura da barriga.
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e deminuindo a fome. É uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo”, explica a especialista.
Importante, ressaltam especialistas: o óleo de coco não é um remédio,  é  um alimento complementar, por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos.

O óleo de coco pode ser ingerido até duas vezes ao dia antes das principais refeições (almoço e jantar). Você também pode utilizar o óleo nos seus pratos. Sempre com parcimônia. Cada colher de sobremesa, 15 ml, tem 135 kcal.
As quantidades são bastante individuais, mas, indicam os estudiosos,  que o correto é começar com 1 colher (sobremesa) ao dia.
OBS: Gestantes e crianças só devem consumir este óleo com recomendações de um nutricionista ou pediatra.
Cultura legal
Na medicina indiana Ayurveda, o óleo de coco é tido como medicamento base, de uso tópico para tratar doenças na pele como dermatite e eczema. Além de ser usado em massagens orientais em bebês, visando o equilíbrio energético, como a Shantala. Para os indianos, o Óleo de Coco tem o poder de aliviar a raiva e a culpa, incentivar nossa energia vital e refrescar o corpo
O óleo de coco é perfeitamente tolerado a altas temperaturas, mas seus benefícios antioxidantes são alcançados se o uso for a frio.
 
Como eu uso, planto (o coco) e armazeno o óleo de coco
Vitamina de mamão, laranja, chia e óleo de coco

 
 
 
 
 
O começo do ano sempre nos inspira a iniciar ou a recomeçar rotinas mais saudáveis. Depois de recarregarmos as energias nas férias, nos sentimos mais fortes, mais poderosos e com aquela garra de fazer acontecer. Propostas muito radicais às vezes são mais difíceis de manter, então nossa sugestão para janeiro é escolher três ingredientes para acrescentar em sua dieta que podem beneficiar sua saúde. Quanto mais fácil for a utilização do ingrediente, mais fácil será tornar o seu consumo em hábito. O óleo de coco é uma boa opção. Minha irmã é terapeuta Ayurvédica e sempre me dá algumas boas dicas. De acordo com a medicina Ayurvedica, a água de coco ajuda a diminuir a temperatura corporal e o óleo de coco também é uma ótima substituição ao hidratante de pele nos dias de verão para as pessoas que sentem muito calor. Que tal começar o dia com uma vitamina de mamão e laranja com óleo de coco e chia? Basta bater no liquidificador meio copo de suco de laranja, duas rodelas pequenas de laranja, meia xícara de mamão picado, uma colher de óleo de coco extra virgem, uma colher de sobremesa de semente de chia e cubos de gelo.
Suco de amora, limão, água de coco e óleo de coco
Agora se a intenção é refrescar também temos uma ótima receita. Bata no liquidificador uma xícara de amoras frescas ou congeladas, um limão com casca, uma colher de sopa de óleo de coco e um copo de água de coco.
Dica Nutricional
A chia é rica em fibras alimentares, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Cada colher (sopa) da semente fornece 5 a 6 gramas. As fibras regularizam o peristaltismo intestinal (movimento) e melhoram o volume e a consistência do bolo fecal, promovendo aumento da frequência de evacuações e aliviando a prisão de ventre.
Para saber mais sobre a chia dê uma lida em nosso post:
http://armazemdasespeciarias.com.br/2012/08/08/especiaria-chia/
Sorvete de chocolate com banana e óleo de coco (sem leite)
Na semana passada conversei com uma amiga que me contou que seu filho está com alergia ao leite e que terá que passar um ano sem tomar leite ou comer qualquer produto que tenha seus derivados. Essa é uma tarefa difícil, então fui buscar na internet uma receita saborosa, saudável e sem leite. Achei uma que é perfeita para as crianças, sorvete de chocolate com banana e óleo de coco. Olha que fácil. Congele três bananas maduras. Depois de congeladas corte-as em pedaços.
Acrescente uma colher de chá de cacau em pó sem açúcar, uma colher de sopa de óleo de coco e adoce com mel, melado de cana ou açúcar. Bata tudo no liquidificador até ganhar a consistência de sorvete. Acrescente uma colher de sobremesa de óleo de coco. Sirva com amêndoas picadas.
Fonte: Receitas GNT
 
Pão de Queijo com Óleo de Coco (sem glúten)
Pão de queijo com óleo de coco sem glúten
 
Autor: Thiago Tavares
Ingredientes
1/3 xícara de chá de óleo de coco (se não tiver derretido, derreta-o)
1 xícara de chá de leite (pode ser usado leite de soja sem açúcar)
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de polvilho azedo
2 ovos inteiros (batidos)
1/2 xícara de chá de mussarela ralada (se ela estiver muito mole, coloque no freezer por uns 10 minutos e ela fica fácil de ralar)
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado.
Preparo
Separe o polvilho em um recipiente de vidro. Ferva o óleo de coco com o leite e o sal e escalde no polvilho, mexendo bem, a principio com a colher, depois, coloque as mãos para homogeneizar. Deixe amornar, coloque os ovos, um a um, mexendo bem. Acrescente os queijos. Formará uma massa firme, porém macia. Unte as mãos com óleo de coco para fazer as bolinhas, assim não cola na mão e facilita a modelagem. Não precisa untar a forma.
 
Como plantar coco
O coqueiro é uma planta perene que pode atingir até 25 m de altura e 30 a 50 cm de diâmetro. Existem várias espécies. A plantada na Fazenda Sococo de Moju (Pará), da Malásia, atinge 18 metros. E a espécie híbrida – mesclada com o coco anão – natural do oeste da África -  não ultrapassa 16 metros. As folhas são largas e compridas. O período entre a formação do fruto até o amadurecimento é de cerca de 12 meses. Existem atualmente no mercado vários híbridos da espécie. A variedade anã (Cocos nucifera ‘nana’), em razão da maior precocidade de produção, maior produção de frutos, melhor sabor da água e menor porte é a mais recomendada para exploração comercial de água de coco. O coqueiro anão verde é precoce, podendo florescer até com dois anos de idade após o plantio definido. A maneira mais fácil de ter um coqueiro em casa é utilizar uma boa muda. Para o bom desenvolvimento da planta não pode ocorrer falta de água, necessitando cerca de 2500 mm de chuvas bem distribuídas durante o ano. A temperatura média anual não deve ser inferior a 22 graus C, fator muito importante para a floração do coqueiro. Além disso, a planta não tolera ventos fortes e frios e necessita muita insolação. Quanto ao solo, deve ser leve, profundo, permeável e arejado.
Como eu armazeno o óleo de coco
O óleo de coco permanece em boas condições de uso por até dois anos em temperatura ambiente. Ele não precisa ser refrigerado. O ideal é guardar em um recipiente de vidro fora da luz e umidade.
 
 
 
 
 
Armazém das Especiarias
Maior site de especiarias do Brasil, o Armazém das Especiarias é um site de gastronomia direcionado a quem que trabalha na área ou tem como hobby preparar pratos diferenciados. Para isso, ensina como plantar, conservar e usar especiarias originárias de todo o mundo, além de contar a história e as lendas de muitas delas. Também publica receitas elaboradas pelas próprias autoras do site e por chefs consagrados. O endereço do site é  http://armazemdasespeciarias.com.br/
 
 
 
c 
 
 


 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ESPECIALISTA EM MEDICINA DO SONO DÁ DICAS PARA VESTIBULANDOS


ESPECIALISTA EM MEDICINA DO SONO DÁ DICAS PARA VESTIBULANDOS

 

Em uma fase tão importante da vida ter uma boa noite de sono é fundamental para conquistar o sucesso

 

 A época de vestibulares chegou e com ela uma série de preocupações, anseios, expectativas e sonhos, afinal, estamos falando do futuro profissional de uma pessoa. A preocupação com as provas, a pressão da família e a escolha da carreira, são preocupações ativas e pertinentes dos jovens. E com tantas coisas assim povoando a mente, é muito comum ouvirmos queixas de insônia e noites mal dormidas dos vestibulandos. Mas afinal, será o sono assim, um momento tão importante da rotina de um estudante?

 

Segundo a Dra. Ângela Beatriz, especialista em Medicina do sono, uma noite bem dormida é vital para o ser humano e faz toda a diferença para aqueles que estudam. É o momento de recuperação das forças físicas e mentais, da absorção de todo o conteúdo estudado no dia. 

A qualidade do sono influencia toda a nossa vida. Geralmente a sonolência excessiva durante o dia é reflexo de uma noite mal dormida, por isso é essencial tomar medidas que garantam a qualidade desse sono, caso o contrário, os estudos estão correndo um sério risco de serem prejudicados. “Sem respeitar o período de descanso não vai adiantar nada estudar horas, dias e meses, pois o cérebro não irá absorver o conteúdo necessário para se fazer uma boa prova”, enfatiza a Dra. Beatriz.

 

Veja algumas dicas auxiliadoras, dada pela Dra. Beatriz, para espantar o sono e aproveitar horas a mais de estudo sem prejudicar a saúde:

ü  Atividade física é uma excelente recomendação para vestibulandos, pois ajuda a liberar energia e equilibrar o organismo, porém se esses exercícios forem praticados no período noturno, ao invés de benéficos eles se tornarão um dos agentes causadores do mau sono.

ü  Dê uma atenção especial para o travesseiro e colchão. A escolha acertada fará toda a diferença para uma noite calma e tranquila.

ü  Televisão, computadores, celulares e aparelhos do gênero não devem estar ligados ou serem usados na hora de dormir e principalmente no quarto. Eles estimulam o cérebro a manter a atenção, dificultando que você durma.  Pois, emitem muita luz para os olhos e reduzem a Melatonina, hormônio essencial para o sono.

ü  Alguns outros vilões são as dormidas na parte da tarde, bebidas alcoólicas, festas, ansiedade, stress.

ü  O sono deve estar no seu cronograma diário, assim como qualquer outra atividade. Exemplo: período da manhã escola, 12h almoçar, 15h estudar português, 22h dormir. Criando uma rotina fica mais fácil não extrapolar nos estudos e colocar tudo a perder.

ü  Nesta lista é importante constar todas as atividades diárias, e ir ticando tudo que já foi realizado, dessa forma quando deitar estará com a consciência tranquila de que cumpriu a meta do dia e não ficará perdendo tempo na cama pensando “será que faltou alguma coisa?

Após uma noite mal dormida podemos sentir que estamos mais lentos e com dificuldade de raciocínio. A memória, às vezes, falha e o rendimento cai.

Há dificuldade de absorver as novas informações com facilidade. É como um computador lento. “O grave débito de sono reduz o período de concentração, prejudica a memória e a capacidade de expressão, perturba o raciocínio analítico e diminui a criatividade”, completa a especialista.

 

Por esses motivos é fundamentou dedicar uma atenção mais que especial para a hora de dormir, principalmente nessa etapa da vida.

 

Dra. Angela Beatriz Lana

 

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Otorrinolaringologista  pelo Hospital das Clinicas da UFMG.

Especialização em Medicina do Sono em dezembro de 2009 pela AFIP (Instituto do Sono)

Fellowship em Actigrafia - Med. Do Sono, no Hospital Hotel Dieu em Paris- 2010

Fellowship em Cultura de Condrocitos , Erasmus University em Roterdam 2010-2011

Medica na Comunidade Europeia pela Universidade do Porto- Grau de Mestre, tese: Sonolencia excessiva diurna -2011

 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ginástica para manter o rosto em forma


GINÁSTICA PARA MANTER ROSTO EM FORMA

 

A Fonoaudióloga Estética Facial Gisele Valdstein revela que os exercícios faciais podem proporcionar resultados que valem por uma plástica.

 

Movimentos e caretas como esticar a testa, contrair os lábios e o pescoço, levantar os olhos são alguns tipos de exercícios faciais que ao serem aplicados durante o dia-a-dia terão efeitos surpreendentes sobre os músculos da face. Os resultados serão refletidos em toda a face e pescoço, através de músculos mais tonificados, linhas de expressão e rugas atenuadas, além de alongar toda a musculatura das regiões do rosto e pescoço, deixando o semblante harmonioso e rejuvenescido.

 

Assim, da mesma forma que o corpo, os músculos da face, do pescoço e colo também precisam de exercícios para continuarem firmes, irrigados e com a aparência saudável. E para isso, se faz necessário ter conhecimento dos hábitos diários e funções faciais básicas, entre elas: mastigação, respiração, deglutição e fala.  Além disso, para obter resultados positivos e duradouros é fundamental que o paciente tenha disciplina ao incorporar as atividades.

 

Desta forma, a Fonoaudiologia Estética Facial disponibiliza uma gama de alternativas em tratamentos voltados para evitar a flacidez, rugas e linhas de expressão causadas pelo tempo e movimentos repetitivos, realizados quase que diariamente. "A ginástica facial pode ser realizada a partir dos 20 anos. Quanto mais cedo melhor, já que a eficácia está intrinsecamente relacionada com a prevenção", esclarece a Fonoaudióloga Estética Facial, com especialização em Motricidade Orofacial, Gisele Valdstein.

 

A especialista revela ainda que a malhação facial é um excelente recurso natural. "Retardar o envelhecimento da face e pescoço, sem intervenções cirúrgicas ou aplicações de toxinas botulínicas, não é um mito, e sim, uma realidade. Apenas com a adoção de 10 a 15 minutos de exercícios diários é possível combater a flacidez, sulcos e rugas", revela a profissional.

 

Gisele Valdstein informa também, que os procedimentos são realizados de forma prazerosa, porém, capazes de transformar o contorno facial, o deixando mais definido, diminuindo papadas, tonificando bochechas e elevando as pálpebras e, com isso, deixando o olhar revitalizado, ou seja, é um verdadeiro auto-lifting natural. "Além dos exercícios, paciente irá aprender a relaxar os músculos da face que trabalham em excesso provocando os indesejáveis vincos na face", conclui a especialista. 

 

Sobre Gisele Valdstein:

Especialista em Motricidade Orofacial. Atua diretamente no rejuvenescimento facial, suavizando as marcas do tempo e trazendo de volta uma face harmoniosa, uma pele viçosa e irrigada através de recursos e técnicas naturais. Uma das poucas profissionais gabaritadas para atuar nesta área, ela trabalha diretamente os músculos do rosto e pescoço e tem o intuito de equilibrar a musculatura e seu funcionamento, atenuar rugas, marcas de expressão, flacidez, queixo duplo e bolsas palpebrais através da adequação da tonicidade muscular e das funções orofaciais (respiração, deglutição, mastigação, mímica facial ou fala). Formada em Fonoaudiologia pela PUC-SP, Pós Graduada em Motricidade Orofacial, especialista em Metodologia Neuroevolutiva Bobath e aprimorada em Fonoaudiologia Estética Facial com base na Motricidade Orofacial. CRFa. 3467