segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ÓLEO DE COCO, bom para a saúde!


 
 
ÓLEO DE COCO, bom para a saúde!
 
 
 

Receitas Brasileiras: Doce de Banana com a Especiaria Canela

 

Doces Brasileiros: Bolo de Fubá com as especiarias coco e erva-doce

 

 

Vídeo: Panna Cotta de Leite de Coco com Maracujá

 

Risoto de Camarão com Cajú e Coco
 
Vídeo: Curau com Leite de Coco e a Especiaria Canela
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Numa pesquisa sobre óleos comestíveis saudáveis disponíveis nas prateleiras de supermercados e casas especializadas, é gratificante saber que o óleo de coco vem como um produto avaliado positivamente.
Opiniões entusiasmadas e outras com um “pé no freio”, visto que o produto ainda é e será fruto de muitas pesquisas.
Se comprovados todos benefícios à saúde e ao bem estar dos brasileiros, somos um povo e país privilegiado. O Brasil é o terceiro maior produtor de cocos do mundo. Temos na Fazenda Sococo de Mojú ( no Pará) a maior área livre plantada do mundo.

O óleo de coco é basicamente a polpa do coco, que é levado à um processo de refinamento. Ele tem diversas propriedades que são boas para a sua saúde.
É antioxidante, ajudando a proteger o corpo dos radicais livres. Ajuda a reduzir o colesterol LDL (o mau colesterol) e elevar o HDL. Ajuda a emagrecer,  pois contém Triglicerídeos de cadeia média. Quando eles entram no nosso organismo,  logo se tornam energia. Além de não necessitar de enzimas para digestão e metabolismo. Ele melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar  as defesas do organismo. Normaliza as funções intestinais. Além de eliminar as bactérias inimigas, protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

O óleo de coco está na moda por mais um motivo: ele ajuda a emagrecer. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda de peso, como tiveram diminuição significativa da gordura da barriga.
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e deminuindo a fome. É uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo”, explica a especialista.
Importante, ressaltam especialistas: o óleo de coco não é um remédio,  é  um alimento complementar, por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos.

O óleo de coco pode ser ingerido até duas vezes ao dia antes das principais refeições (almoço e jantar). Você também pode utilizar o óleo nos seus pratos. Sempre com parcimônia. Cada colher de sobremesa, 15 ml, tem 135 kcal.
As quantidades são bastante individuais, mas, indicam os estudiosos,  que o correto é começar com 1 colher (sobremesa) ao dia.
OBS: Gestantes e crianças só devem consumir este óleo com recomendações de um nutricionista ou pediatra.
Cultura legal
Na medicina indiana Ayurveda, o óleo de coco é tido como medicamento base, de uso tópico para tratar doenças na pele como dermatite e eczema. Além de ser usado em massagens orientais em bebês, visando o equilíbrio energético, como a Shantala. Para os indianos, o Óleo de Coco tem o poder de aliviar a raiva e a culpa, incentivar nossa energia vital e refrescar o corpo
O óleo de coco é perfeitamente tolerado a altas temperaturas, mas seus benefícios antioxidantes são alcançados se o uso for a frio.
 
Como eu uso, planto (o coco) e armazeno o óleo de coco
Vitamina de mamão, laranja, chia e óleo de coco

 
 
 
 
 
O começo do ano sempre nos inspira a iniciar ou a recomeçar rotinas mais saudáveis. Depois de recarregarmos as energias nas férias, nos sentimos mais fortes, mais poderosos e com aquela garra de fazer acontecer. Propostas muito radicais às vezes são mais difíceis de manter, então nossa sugestão para janeiro é escolher três ingredientes para acrescentar em sua dieta que podem beneficiar sua saúde. Quanto mais fácil for a utilização do ingrediente, mais fácil será tornar o seu consumo em hábito. O óleo de coco é uma boa opção. Minha irmã é terapeuta Ayurvédica e sempre me dá algumas boas dicas. De acordo com a medicina Ayurvedica, a água de coco ajuda a diminuir a temperatura corporal e o óleo de coco também é uma ótima substituição ao hidratante de pele nos dias de verão para as pessoas que sentem muito calor. Que tal começar o dia com uma vitamina de mamão e laranja com óleo de coco e chia? Basta bater no liquidificador meio copo de suco de laranja, duas rodelas pequenas de laranja, meia xícara de mamão picado, uma colher de óleo de coco extra virgem, uma colher de sobremesa de semente de chia e cubos de gelo.
Suco de amora, limão, água de coco e óleo de coco
Agora se a intenção é refrescar também temos uma ótima receita. Bata no liquidificador uma xícara de amoras frescas ou congeladas, um limão com casca, uma colher de sopa de óleo de coco e um copo de água de coco.
Dica Nutricional
A chia é rica em fibras alimentares, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Cada colher (sopa) da semente fornece 5 a 6 gramas. As fibras regularizam o peristaltismo intestinal (movimento) e melhoram o volume e a consistência do bolo fecal, promovendo aumento da frequência de evacuações e aliviando a prisão de ventre.
Para saber mais sobre a chia dê uma lida em nosso post:
http://armazemdasespeciarias.com.br/2012/08/08/especiaria-chia/
Sorvete de chocolate com banana e óleo de coco (sem leite)
Na semana passada conversei com uma amiga que me contou que seu filho está com alergia ao leite e que terá que passar um ano sem tomar leite ou comer qualquer produto que tenha seus derivados. Essa é uma tarefa difícil, então fui buscar na internet uma receita saborosa, saudável e sem leite. Achei uma que é perfeita para as crianças, sorvete de chocolate com banana e óleo de coco. Olha que fácil. Congele três bananas maduras. Depois de congeladas corte-as em pedaços.
Acrescente uma colher de chá de cacau em pó sem açúcar, uma colher de sopa de óleo de coco e adoce com mel, melado de cana ou açúcar. Bata tudo no liquidificador até ganhar a consistência de sorvete. Acrescente uma colher de sobremesa de óleo de coco. Sirva com amêndoas picadas.
Fonte: Receitas GNT
 
Pão de Queijo com Óleo de Coco (sem glúten)
Pão de queijo com óleo de coco sem glúten
 
Autor: Thiago Tavares
Ingredientes
1/3 xícara de chá de óleo de coco (se não tiver derretido, derreta-o)
1 xícara de chá de leite (pode ser usado leite de soja sem açúcar)
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de polvilho azedo
2 ovos inteiros (batidos)
1/2 xícara de chá de mussarela ralada (se ela estiver muito mole, coloque no freezer por uns 10 minutos e ela fica fácil de ralar)
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado.
Preparo
Separe o polvilho em um recipiente de vidro. Ferva o óleo de coco com o leite e o sal e escalde no polvilho, mexendo bem, a principio com a colher, depois, coloque as mãos para homogeneizar. Deixe amornar, coloque os ovos, um a um, mexendo bem. Acrescente os queijos. Formará uma massa firme, porém macia. Unte as mãos com óleo de coco para fazer as bolinhas, assim não cola na mão e facilita a modelagem. Não precisa untar a forma.
 
Como plantar coco
O coqueiro é uma planta perene que pode atingir até 25 m de altura e 30 a 50 cm de diâmetro. Existem várias espécies. A plantada na Fazenda Sococo de Moju (Pará), da Malásia, atinge 18 metros. E a espécie híbrida – mesclada com o coco anão – natural do oeste da África -  não ultrapassa 16 metros. As folhas são largas e compridas. O período entre a formação do fruto até o amadurecimento é de cerca de 12 meses. Existem atualmente no mercado vários híbridos da espécie. A variedade anã (Cocos nucifera ‘nana’), em razão da maior precocidade de produção, maior produção de frutos, melhor sabor da água e menor porte é a mais recomendada para exploração comercial de água de coco. O coqueiro anão verde é precoce, podendo florescer até com dois anos de idade após o plantio definido. A maneira mais fácil de ter um coqueiro em casa é utilizar uma boa muda. Para o bom desenvolvimento da planta não pode ocorrer falta de água, necessitando cerca de 2500 mm de chuvas bem distribuídas durante o ano. A temperatura média anual não deve ser inferior a 22 graus C, fator muito importante para a floração do coqueiro. Além disso, a planta não tolera ventos fortes e frios e necessita muita insolação. Quanto ao solo, deve ser leve, profundo, permeável e arejado.
Como eu armazeno o óleo de coco
O óleo de coco permanece em boas condições de uso por até dois anos em temperatura ambiente. Ele não precisa ser refrigerado. O ideal é guardar em um recipiente de vidro fora da luz e umidade.
 
 
 
 
 
Armazém das Especiarias
Maior site de especiarias do Brasil, o Armazém das Especiarias é um site de gastronomia direcionado a quem que trabalha na área ou tem como hobby preparar pratos diferenciados. Para isso, ensina como plantar, conservar e usar especiarias originárias de todo o mundo, além de contar a história e as lendas de muitas delas. Também publica receitas elaboradas pelas próprias autoras do site e por chefs consagrados. O endereço do site é  http://armazemdasespeciarias.com.br/
 
 
 
c 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário