Aceita
um cafezinho ‘orgânico’?
78%
dos lares brasileiros consomem a bebida convencional, segundo IBGE
Não existe bebida mais popular para ser
consumida durante o dia a dia dos brasileiros do que o cafezinho. Este líquido
encorpado, de gosto forte e amargo que possui efeito estimulante e agrada
pessoas de qualquer faixa etária ou classe social, é conhecido
internacionalmente por ter sido responsável em impulsionar o crescimento do
Brasil no que diz respeito as mudanças políticas, econômicas e sociais a partir
da metade do século XIX. Entretanto, um novo formato da bebida ganha destaque
nesta geração: o café orgânico. Os assuntos relacionados a preservação
ambiental, bem como os cuidados com a saúde estão em pauta constantemente.
Ricardo Cruz, sócio-fundador da Nação
Verde, rede de franquias de sustentabilidade que desenvolve e comercializa
produtos naturais e orgânicos da linha de alimentação, explica que “o fruto é
cultivado sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos. De forma
alternativa, o cafeicultor produz a árvore com fertilizantes orgânicos, adubos
verdes e intensivo cuidado do solo”, ainda segundo o empresário, “a versão
orgânica da bebida está ganhando cada dia mais pessoas preocupadas em ter uma
melhor qualidade de vida, garantindo seu bem-estar diário”, afirma.
Não existem dúvidas de que o cafezinho,
seja ele quente ou frio, doce ou amargo, com ou sem leite, continuará o mais
brasileiro de todos, já que segundo a Associação Brasileira da Indústria do
Café (ABIC), são consumidos por cada brasileiro cerca de 82 litros da bebida
por ano.
“Várias pessoas já incluíram o café
orgânico no seu dia a dia. Cerca de 50% dos nossos clientes visitam a Nação
Verde para apreciar a bebida preparada na hora ou levam a granel para ter o
produto sempre em casa. O cafezinho já representa 10% do faturamento da rede”,
comenta Cruz.
Em relação a cafeicultura tradicional a
orgânica ainda representa uma porcentagem pequena, mas é uma prática que
promove ao pequeno produtor valorização social e econômica, além de contribuir
com a preservação ambiental e promover a cultura.
Sobre a Nação Verde: A rede de
franquias Nação Verde foi criada em 2010 pelo empreendedor Ricardo Cruz com a
proposta de estimular nas pessoas o hábito de consumo saudável e sustentável.
Os diferenciais da empresa são o desenvolvimento e a comercialização de
produtos naturais e orgânicos com as linhas de alimentação, beleza, pet e
higienização. – www.nacaoverde.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário