A força do milho
Nesta
quinta-feira, dia 24 de maio, é comemorado em todo o país o “Dia Nacional do
Milho”, data criada com o objetivo de estimular e apoiar a produção deste
cereal tão presente na vida dos brasileiros. De fato, muitas vezes nem nos
damos conta, mas o milho é um produto que está presente na maior parte dos
alimentos que consumimos e de produtos que utilizamos no dia-a-dia.
As
mais conhecidas apresentações do milho são familiares a todos nós: pamonhas,
bolos, broas, canjica, doces, pipoca, milho verde e outros produtos consumidos
sob forma direta. O milho, entretanto, é o principal insumo na criação de aves,
suínos, bovinos e peixes. “O milho está para a agricultura assim como o aço
está para a indústria”, compara o presidente da Associação Brasileira da
Indústria do Milho (Abimilho), entidade que representa as indústrias de
processamento do grão.
Pouca
gente sabe, mas o milho apresenta mais de 150 aplicações. Ele está presente no
papel, nos têxteis, em medicamentos, em tintas, couros, resinas: é utilizado na
mineração, na produção de snacks e salgadinhos industriais e é um dos
principais componentes da cerveja.
É
no prato, entretanto, que o milho se destaca. Um dos cereais mais consumidos do
mundo ao lado do trigo e do arroz, o milho faz parte da chamada base da
pirâmide alimentar, apresentando altos níveis de carboidratos, substâncias
essenciais para a obtenção de energia. E seu óleo é indicado por médicos e
cardiologistas, por apresentar baixo índice de gorduras saturadas e é rico em
vitamina E.
Produto
nativo das Américas, o milho integra o cardápio dos brasileiros desde antes do
próprio descobrimento do País, constituindo importante alimento de nossas
populações indígenas. Hoje, o milho está definitivamente incorporado às
tradições brasileiras, sendo o prato de resistência de diversas manifestações
culturais, como as festas juninas.
A
despeito de sua enorme importância, o consumo brasileiro de milho ainda é
relativamente baixo. Para se ter uma idéia, tome-se o exemplo de um país de
condições sócio-econômicas similares às do Brasil, como o México. O consumo per
capita deste país está na faixa dos 63 quilos/habitantes ano, enquanto a média de consumo per capita no Brasil, gira em torno dos 18
quilos/habitante/ano.
E
é justamente para estimular o consumo de milho que a Abimilho, está lançando
uma campanha de divulgação, em todo o território nacional. “Com a campanha,
pretendemos difundir o consumo de derivados de milho, um produto competitivo em
termos de custo, rico em termos nutricionais e que tanto agrada o paladar dos brasileiros”,
diz o presidente da entidade, Nelson Kowalski.
Mais informações:
Fleury
Tavares – fleury77@terra.com.br,
(11) 5092-3746, (11) 9919-1497
Alex Branco – alex.branco@uol.com.br , (11)
3021-4830, (11) 9222-
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